quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Projeto planeja clonar lobo-guará em 2013 Parceria entre Embrapa e Zoológico de Brasília pretende realizar a primeira clonagem de um animal silvestre no Brasil, como parte do esforço de preservação de mamíferos do Cerrado REDAÇÃO ÉPOCA COM ESTADÃO CONTEÚDO

Lobo Guará - Jardim Zoológico de Brasília (Foto: Divulgação/Jardim Zoológico de Brasília)

Uma parceria da Embrapa Cerrados com o Jardim Zoológico de Brasília pretende realizar a primeira clonagem de um animal silvestre no Brasil. Como parte do esforço de preservação de mamíferos do Cerrado, o lobo-guará surge como provável candidato a ser usado no experimento, que deve começar em janeiro de 2013.
A clonagem é o próximo passo de um projeto anterior entre as entidades. "Criamos um banco de germoplasmas (material genético) com células de animais mortos. Temos um material que acabaria se perdendo, desde roedores aos maiores", diz o pesquisador Carlos Frederico Martins, da Embrapa Cerrados.
"Ainda não está decidido qual animal será usado, mas temos avaliado espécies como o lobo-guará, que tem ocorrência no Cerrado. Também temos espécies como o cachorro-do-mato e a onça-pintada em nosso banco de células", afirma.
Ele disse ainda que o projeto pretende transferir a experiência da Embrapa para o zoológico, que poderá desenvolver pesquisas próprias. "Inicialmente, coletamos células de animais do Cerrado, mas estamos expandindo para outros biomas e até para espécies exóticas. A ideia é treinarmos os pesquisadores do zoológico para que eles produzam seus trabalhos na área." 


Nenhum comentário:

Postar um comentário